Hormônios femininos

Pesquisas realizadas

Em um trabalho realizado as respostas colhidas em entrevistas mostraram que as jovens têm pouco conhecimento sobre o funcionamento do corpo menstrual época da ovulação, fertilidade, volume duração do fluxo, etc… Um grande número não sabe dizer qual é o conteúdo da menstruação e muitos acreditam que elas sejam processos de limpeza do corpo, sendo o fluxo constituído por impurezas do seu organismo. Os resultados de um estudo publicado, na revista Science Teacher – Estados Unidos, sobre as crendices femininas e respeito da menstruação foram surpreendentes.

87% das Mulheres

Cerca de 87% das mulheres entrevistadas acreditavam que aconteciam perturbações de caráter emotivo e 30% pensam que a menstruação afetar a habilidade intelectual. Todavia, o que mais chamou atenção nesta pesquisa foi que as adolescentes do melhor nível socioeconômico mostrar um possui mais conhecimentos sobre o mecanismo menstrual e, com isto, revelaram resumir um comportamento indiferente durante o mênstruo. Isto evidenciar de maneira equivocada que a falta de acesso à educação sexual é um fator relevante na perpetuação desses mitos menstruais.

Entre os adolescentes do sexo masculino estes conceitos sobre o que é menstruação chegam a ser engraçados. Quando ironizam nas rodas de amigos as atitudes pouco receptivos de uma garota, depois de uma investida frustrada, dizem que o insucesso foi pelo fato dela estar “menstruada”.

Apesar de a medicina explicar os mecanismos biológicos da menstruação, muitas mulheres em todas as faixas etárias ainda revelam um comportamento marcado pela influência de superstições e conceitos equivocados. O trabalho da educação sexual não é simples pois a influência de fatores sociais, éticos, morais e religiosos exige muita habilidade e preparar preparo dos profissionais envolvidos nesta tarefa. Poucas mulheres sabem realmente o que significa menstruação e, excepcionalmente, são capazes de explicar corretamente os mesmo os mecanismos que desencadeiam.

Para enorme maioria, a presença ou ausência do fluxo menstrual traduz apenas a presença ou ausência do fluxo menstrual traduz apenas a existência ou não de uma gravidez. Para que as mulheres aceitassem as pílulas anticoncepcionais foi preciso preparar combinações de hormônios, que produzem um sangramento parecido com a menstruação, para que assim ela acreditassem na sua eficácia. Lembre-me na da definição que aprendi com o saudoso Padre Luís Roth, quando anunciava que reis em resposta às perguntas de seus alunos, dizendo: “a menstruação é o choro do útero não fecundado”. Até hoje, 20 anos depois, não encontrei uma definição tão simples e tão completa. Sabemos que a menstruação não é nada mais do que isto e o resto é com esse popular.

Hormônios femininos

Os estrógenos são classificadas como hormônios femininos por que são responsáveis pelo desenvolvimento das características físicas secundárias da mulher. Este grupo de substâncias, especialmente importantes para o perfeito funcionamento do organismo feminino, mostra peculiaridades relevantes em várias faixas etárias, começando pelas marcantes modificações físicas da puberdade a manutenção da tonicidade e higidez do sistema urinário, e reprodutor na idade adulta. Estes hormônios podem ser produzidos nos ovários, na placenta e nas células que acumulam gordura (adipócitos). Da mesma maneira que os homens também produzem estrogênios nos testículos, e os ovários também fabricam testosterona, embora ambos estes processos se faz são em pequenas proporções. a produção deste estrogênio ovariano, representado principalmente pelo estradiol, é controlada por outros hormônios (FSH e LH) secretados por uma pequena glândula alojada no cérebro, e hipófise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *